Home » Internet e educação » A educação na era digital.

A educação na era digital.

É um desafio nessa era tecnológica motivar os nossos filhos, no ambiente escolar e no ambiente familiar, ao aprendizado. Quando paramos para observar, percebemos que o tempo passa rápido e cabe a nós pais, professores e escola batalhar para criarmos cidadãos sociais.

Muitas vezes perdemos pequenos momentos, como por exemplo, contar uma piada, sorrir até a barriga doer, brincar de esconder dentro de casa, para ficarmos nas redes sociais investigando o ilusório. E quando menos esperamos o tempo já passou e os nossos filhos não querem mais brincar, estudar, dialogar e sim digitar.

Dentro de uma sala de aula podemos adaptar a tecnologia ao nosso favor, e ainda assim corremos o risco de uma distração. Que consigamos fazer isso em casa também. Verificar os nossos hábitos e modificar aos poucos para que tenhamos um equilíbrio. E que a melhor distração que os nossos filhos possam ter é de ficar perto de nós.

Que possamos ter consciência de que o exemplo é a única forma de incentivar, modificar, convencer o outro. Que possamos ser exemplos positivos para nossos filhos e deixar de lado o celular e sentar para fazer uma lição, independente da idade.

Uma coisa é fato, a tecnologia veio para ficar e diariamente irá modificar e evoluir. Não queremos ficar pra trás, não é mesmo? Então, que façamos o mesmo, que possamos modificar diariamente e ter a sabedoria de identificar o que nos nossos filhos precisam nesse momento.

Não deixemos acabar a bateria quando se falar em educação. Não deixemos acabar a bateria quando nosso filho estiver querendo e precisando nos acessar. Quando se fala em educação, uma coisa temos certeza, o google não irá ensinar valores morais que os nossos filhos precisam para o crescimento pessoal.

Somos humanos e precisamos de um contato, precisamos expressar nosso amor. Que nossos filhos se tornem viciados pelos nossos abraços, beijos, carinhos, atenção. Que façamos eles gostarem tanto da nossa companhia, das nossas aulas, que até esqueçam de dar uma olhadinha rápida no celular.

Não deixamos perder a essência do amor. Que possamos nos atualizar para o que realmente importa. Baixar aplicativos de paciência, sabedoria, coragem, persistência. E quando formos acessar nossa nuvem, em nossa consciência, que tenhamos somente momentos prazerosos e tranquilos para recordar.

Renata Martins – Biologia / Ciências