• R. Arapoca, 310
  • (11) 2674-0702 | (11) 2672-4380
  • atendimento@colegioformosa.com.br

Blog

Home » Educação » A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM

 

O ser humano, do ponto de vista biológico, está pré-disposto ao “conviver amoroso”, no contexto do prazer e bem-estar. As emoções ocorrem e se expandem através da troca e da convivência. E como já dito por Freire (2004, p.68):

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. […] O educador já não é mais o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos.

As emoções construídas e praticadas pelas crianças são resultados das ações, as experiências vividas e oferecidas para elas. Logo, a aprendizagem irá ocorrer quando os pequenos passam por variações no campo das relações. E é através delas que o indivíduo adquire autenticidade, liberdade e poder de argumentação, este último tendo início no plano das emoções.

A afetividade está ligada ao domínio das emoções e dos sentimentos e, portanto, perpetua a maneira de nos relacionarmos com estes sentimentos nas relações humanas.

Brandão (2002, p.9), diz que “O saber é o que somos. Somos o saber que criamos e somos a experiência de partilharmos o saber a cada momento de nossas vidas”.

 

Portanto o saber é individual, mas nasce das relações humanas, mostrando todas as condições históricas do indivíduo, isto é, fatores externos e internos que afetam a sua produção e podendo não ser resumido ao simples ato de racionalizar conteúdos.

O vínculo no ato de aprender exige intuição, emoção, imaginação, é sentir e sensibilizar todo o contexto a fim de propiciar um ambiente amoroso, confiável e seguro àquele que aprende.

“Tornamos esta prática eficaz quando ouvimos e partilhamos o conhecimento com todos, este não é rígido e cabível somente ao professor. Dessa forma, trabalhando em roda de conversa e/ou grupos, promovemos o respeito às opiniões, a reflexão global dos conteúdos, e acima de tudo a aprendizagem significativa, pois quando ouvimos e consideramos de fato o conhecimento de todos, a afetividade acontece sutilmente, garantindo o vínculo com os saberes.”

Profª kelly Cristina Caldas Novo
Docente do 2º ano no Colégio Formosa
Pós graduanda em Pscicopedagogia institucional e clínica
Extensão em Alfabetização e Letramento
Pedagogia Plena

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp