Home » Leitura » A Importância da Leitura em Família

A Importância da Leitura em Família

Vivemos em um universo letrado, cercado de estímulos que mudam a toda momento. A criança observa tudo e lê o mundo à sua maneira, independente de estar alfabetizada. Essa exploração de mundo inclui a reprodução da rotina da família em sua condição escolar ou não, logo a criança que “lê” e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, é beneficiada em muitos aspectos! Ela aprende melhor, sua concentração aumenta, pronuncia melhor as palavras, amplia o seu repertório linguístico e aprende a se comunicar de diferentes formas e em várias esferas sociais. Portanto, ato de ler não deve ser encarado como uma obrigação e imposição da vida escolar dos pequenos em fase de alfabetização,  e sim um instrumento para conhecer mundos, ideias e aguçar a imaginação.

A leitura frequente ajuda a criar vínculos com o mundo da escrita e essa proximidade, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.

As crianças do 2º ano ainda estão formalizando a leitura e a escrita, e além da escola, a família também exerce o papel fundamental nesta etapa, incentivando e mantendo o aluno cada vez mais próximo do universo letrado.  Visando esta etapa da aprendizagem, as crianças participaram do PROJETO LEITURA EM FAMÍLIA, em que duas vezes ao mês, o aluno levaria um livro da nossa biblioteca para ler coma família. Eles tiveram toda a autonomia para a concretização do projeto, desde a escolha do livro, a leitura, a crítica e o compromisso com os prazos da entrega.

“ Posso afirmar que a experiência foi única, e a participação foi unânime, as famílias de fato participaram incentivando e compartilhando a leitura com os filhos. O nosso objetivo foi alcançado! As nossas crianças melhoraram a fluência na leitura, aprimoraram a produção escrita e a socialização dos temas ocorreu de forma espontânea, de modo a contribuir para a formação crítica dos nossos cidadãos mirins! Parabéns à todos!  ” – Professora Kelly Cristina Caldas Novo