Home » Escola » Motivos para usar a tecnologia em sua escola

Motivos para usar a tecnologia em sua escola

Tecnologia e educação são um assunto recorrente. Alguns gestores já conseguem enxergar os inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer para a escola e aluno, mas alguns ainda a usam com receio. É inegável que a tecnologia veio para ficar! Engana-se quem pensa que não e perde quem não aproveita as possibilidades que ela traz.

Listamos alguns motivos para você usar a tecnologia em sua escola. Veja abaixo:

AMPLIA O ACESSO

A tecnologia e a internet ampliam o acesso à educação e ao conhecimento. A partir de aplicativos de ensino ou mesmo ao acesso a informação, o aluno tem mais flexibilidade e oportunidade de estudar fora do ambiente escolar. A tecnologia cria interatividade dentro e fora da sala de aula.

PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO

A partir de aplicativos de ensino o professor tem acesso a dados que medem o desempenho individual do aluno e ajudam a projetar planos específicos de aula. Dessa maneira é possível potencializar as preferências e facilidades do estudante e adaptar o ensino de acordo com a dificuldade apresentada. O mercado já possui várias ferramentas de personalização de ensino, que oferecem gráficos de evolução dos estudantes, comparação de desempenho em relação a outros alunos e outras escolas, entre outros. Aplicativos como AppProvaMissuGeekie oferecem ótimas soluções nesse sentido.

ENGAJAMENTO DOS ALUNOS

Ao usar ferramentas mais contemporâneas de ensino o professor consegue dialogar com o universo dos alunos. A tecnologia cria um ambiente mais interativo e o professor atua também como um facilitador, mostrando o melhor caminho para o aprendizado. Ao usar recursos mais interativos e dinâmicos o aluno consegue compreender o conteúdo com mais facilidade e dispõe de ferramentas que o ajudam a reter e utilizar o que foi aprendido. Os recursos tecnológicos vieram para agregar e facilitar o trabalho do professor e não para substituí-lo. Eles facilitam o trabalho e o acompanhamento do desempenho dos alunos e oferecem estratégias pedagógicas mais eficazes. Além de otimizar seu tempo, a tecnologia dentro do ambiente escolar oferece dados importantes que podem contribuir para melhoria do ensino e identificar erros que não deveriam acontecer em sua escola.

Fonte: www.imaginie.com