• R. Arapoca, 310
  • (11) 2674-0702 | (11) 2672-4380
  • atendimento@colegioformosa.com.br

Blog

Home » Escola » Primeiros dias na escola, e agora??? Um guia para filhos e pais.

Primeiros dias na escola, e agora??? Um guia para filhos e pais.

Começar nunca é fácil! Todo começo requer coragem e muita força de vontade. Não é diferente na escola, ainda mais nos primeiros dias de aula para os pequenos e também para os pais.

Pensando em ajudar nesse sentido resolvemos criar um guia para apoiar pais e filhos nesse novo projeto, os primeiros dias na escola.

Para as crianças um novo mundo se abrirá a cada dia, afinal tudo é tão novo. Para os pais, o sentimento de perda e de muita ansiedade se fará presente em vários momentos pois sabem que seus filhos partem em novas descobertas e querem que sejam bem tratados, cuidados e direcionados para o melhor.

É importante que nesse momento, os pais estejam alinhados com o planejamento escolar para oferecer à criança a melhor experiência possível através de atitudes inspiradoras.

1 – Converse muito. Mesmo antes do primeiro dia na escola é importante que a criança já se sinta na escola. Leve-a para comprar os materiais escolares, escolher a mochila e etiquetar os cadernos. Isso a preparará para o momento da separação.

2 – Encontre com o professor antes do início das aulas. Além de falar com a coordenação escolar e pedagógica é essencial que se conheça o professor, esse novo agente na vida da criança. Aproveite o momento para interagir e abordar peculiaridades da criança que a ajudarão na adaptação.

3 – Converse com seu filho. As crianças que foram preparadas para sua entrada na escola parecem entender melhor o processo de adaptação. Os pais podem e devem conversar com seus filhos sobre a escola, contando-lhes, inicialmente, sobre os professores e seus nomes, sobre as outras crianças, os brinquedos do parque, as histórias, as brincadeiras e depois, sobre as atividades vividas em classe.

4 – Esteja próximo da escola. Busque informações sempre que possível. Fique atento à programação das atividades escolares, desenvolvimento de conteúdo e envio de materiais extras para as aulas.

5 – Como vai ser? Fale para a criança o que vai acontecer, que ela poderá se sentir sozinha no começo mas que isso passará muito rápido, que ela fará novos amigos e aprenderá coisas novas. Tente apresentar alguns alunos mesmo antes das aulas começarem. A escola lhe ajudará com isso.

Sandro Leite – Consultor educacional, especialista em atendimento e marketing.