Home » Projetos » Respeito a cultura indígena | Adote um Projeto

Respeito a cultura indígena | Adote um Projeto

Os projetos pedagógicos têm como objetivo realizar um trabalho educacional, na construção do conhecimento em torno de uma meta previamente definida, de forma coletiva envolvendo alunos e professores, nosso Projeto 2019 tem como tema “Adote um projeto” e os alunos do 2º ao 5º ano, estão trabalhando o respeito à cultura indígena, afim de conhecer e explorar seus costumes, a valorização pela natureza e a simplicidade no modo de vida. Os alunos vivenciando algumas dessas práticas estão aprendendo cada vez mais sobre o amor, respeito ao próximo, aos animais, a natureza e o quanto é prejudicial o consumismo exagerado que acomete a todos cada vez mais.

Além de assistir vídeos, realizaram rodas de conversas para expor suas opiniões e participaram de brincadeiras indígenas adaptadas como: corrida de tora, arranca mandioca, arco e flecha, barquinho e cabo de guerra.

Confeccionaram brinquedos indígenas como: barquinho, peteca, bilboquê, jogo da onça, bumerangue e perna de pau. Aprenderam a importância da técnica do trançado, pois eles usam para fazer cestos, redes, esteiras, cobertura para abrigo e muito mais. As crianças perceberam que mesmo vivendo de maneira simples, os índios poupam a natureza, pensam muito bem antes de jogar algo no lixo e refletem até sobre o descarte dos alimentos e nós da civilização temos o dever de seguir esses passos.

Parabéns a todos, sem exceção!!!