Home » Dicas » Tomou café da manhã, filho(a)?

Tomou café da manhã, filho(a)?

Os alunos que estudam no período da manhã muitas vezes acabam negligenciando uma refeição primordial: o café da manhã. Essa importante refeição é deixada de lado por alguns em troca de poucos minutinhos a mais de sono ou, até mesmo, por alunos que dizem não sentirem apetite para tomar café antes de sair de casa. Seria esse o caso do seu(sua) filho(a)? Hoje vamos incentivá-lo(a) a continuar a fazer essa mesma pergunta todas as manhãs!

O café da manhã é a primeira refeição após uma quantidade significativa de horas de jejum, devido ao período de sono, momento que o organismo irá repor compostos responsáveis pela produção de energia para realizarmos atividades ao longo do dia. A principal fonte de energia proveniente dos alimentos é a glicose, um tipo de carboidrato que está presente principalmente em pães, biscoitos, bolos, geleias, frutas e açúcar. O tecido muscular e, especialmente o tecido nervoso que constitui o cérebro, utilizam a glicose como principal fonte de energia. Quando o aluno vai à escola sem tomar café da manhã, o organismo utilizará as reservas de glicogênio (uma forma de armazenamento de glicose) no fígado para fornecer glicose e, assim, energia. Entretanto, esse estoque é limitado e usado de forma “econômica”. Cerca de quatro horas de atividade sem se alimentar, o organismo produz uma discreta quantidade de energia a partir de ácidos graxos (gorduras), chamados de corpos cetônicos, que são tóxicos para o organismo e, de quebra, ainda causa mau hálito. Toda essa estratégia do corpo para produção de energia no jejum é para garantir o funcionamento de órgãos, especialmente o cérebro.

Tomar café da manhã antes de ir para a aula garante a reposição de carboidratos e, assim, fonte abundante de energia para um bom desempenho do cérebro para o processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar também que o mesmo processo se reinicia quando, ao longo do dia, passamos mais de 4 horas sem fazer uma refeição. Isso reforça a importância de estar alimentado, além do período matinal pós-sono, ao longo de todo o dia. Longos períodos de jejum também podem dificultar a perda de peso, e pode ser uma armadilha para os que pretendem emagrecer. Além do mais, dietas que eliminam carboidratos são perigosas. Portanto, continue perguntando: “tomou café da manhã, filho(a)?”.

Renata Facini
Professora de Química